Cerimoniais de Casamento


Ritual do vinho:
Noivo e noiva bebem vinho de uma taça de cristal e, depois, o noivo a quebra, simbolizando que nunca mais ninguém beberá naquela taça.
Para evitar acidentes com cacos de vidro, a taça é envolvida em um guardanapo de linho ou lenço antes de ser quebrada no chão, com o pé.


Ritual das velas:
Cada noivo segura uma vela, que pode ser acendida por seus pais. Juntos, usam suas velas para acender uma terceira, que fica no altar, e apagam as suas individuais. Esse gesto simboliza que, dali para frente, os noivos serão uma só carne.
Outra opção é colocar no altar um castiçal de três lugares, com uma vela grande e acesa no meio, que simboliza Deus. Os noivos, que seguram velas apagadas, as acendem na vela do altar e colocam no castiçal. O gesto simboliza a formação de uma nova família, com Deus no centro (como na foto, do casório da Kalika).


Ritual da areia:
"A cerimônia das areias consiste em: o noivo e a noiva ficam com um pote de areia colorida, cada um de uma cor e durante a cerimônia normal do casamento, eles colocam ao mesmo tempo as areias em um pote maior, que caiba o conteúdo dos dois juntos e que as cores fiquem mescladas. Enquanto os noivos vao jogando as areias no pote grande, o celebrante vai falando coisas relacionadas a "juntar e nao separar". Porque depois que vocês colocarem as areias no pote grande, será impossível separar novamente as cores, elas ficaram juntas para sempre e assim tem que ser com vocês também. Estarão se juntando nesse dia e permanecerão juntos eternamente. Sobre o que o padre fala, vocês podem conversar com ele e combinar o que vai ser dito, mas lembrando sempre de comparar com algo que provavelmente nunca mais se separará.No final, ele abençoa o pote com as areias já misturadas e vocês podem guardar na estante de suas casas, como um enfeite da decoracao, mas claro, que tem um significado muito importante e não simplesmente um pote colorido.O casal segura, cada um, um vaso com areia colorida (duas cores diferentes). Juntos, depositam 0 conteúdo em um terceiro vaso, misturando as cores de uma maneira que ninguém jamais conseguirá separar.As cores podem ser escolhidas pela noiva e pelo noivo suas cores favoritas, ou poderiam ser escolhidos para seu simbolismo religioso.
É uma boa pedida para noivos de países ou culturas diferentes que, casados, formarão uma família com um pouco de cada lado, mas única.
1.Frases à escolher para serem ditas durante a mistura das areias:
*Em 1 Coríntios 7:2, Paulo repete o princípio que Deus estabeleceu quando criou o primeiro casal.
*"Por isso, deixa o homem pai e mãe e se une à sua mulher, tornando-se os dois uma só carne" (Gênesis 2:24).
*Assim já não são mais dois, mas um só carne. Portanto o que Deus ajuntou, não o separe o homem. (acho que é Mateus 19:6)
*"Assim como não dá para separar os grãos de areia, que o amor so casal tb seja inseparável". Indissolúvel
2. Ao invés dos noivos pegarem os recipientes menores do altar, seus pais entregam para eles e os noivos despejam o conteúdo no recipiente maior. Representa a união das duas famílias;
3.Os padrinhos tambem podem participar da cerimonia:
Outra coisa que alguns casais gostam de fazer é ter os respectivos pais adicionar seus próprios areia, ou mesmo deixando a todos convidados adicionar um pouco de areia para o vaso maior. Quando os padrinhos participam tudo fica mais interessante. É a maneira que encontramos de fazer com que eles canalizem nas areais todo o amor que possuem pelo casal.
Noiva:Desus abençoou o teu caminho até junta-lo ao meu.